Importância do pagamento de impostos em dia!

Os contribuintes proprietários de automóveis emplacados no Estado do Rio Grande do Sul poderão conferir abaixo informações relevantes a respeito do exercício do IPVA 2019. O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e incide anualmente, tendo a sua cobrança ocorrendo sempre nos primeiros meses do ano.

O imposto tem suas regras definidas e divulgadas pela SEFAZ RS – Secretaria de Estado da Fazenda do Rio Grande do Sul, que contam com o apoio do DETRAN RS – Departamento Estadual de Trânsito no licenciamento dos veículos. O IPVA Rio Grande do Sul 2019 terá as mesmas regras dos últimos anos, sendo mantidas as condições de pagamento, descontos por antecipação, regras de isenção e possibilidade de parcelamento.

Os contribuintes devem pagar um pouco menos, cerca de 4%, o que é natural, pois o valor a pagar é calculado sobre o valor do veículo, que por sua vez tem a depreciação ao longo do tempo.

A cobrança do IPVA Rio Grande do Sul 2019 tem início no mês de março e o pagamento do imposto poderá ser feito com até 20% de desconto em parcela única ou ainda ser parcelado. Para obter o desconto o contribuinte deve pagar o imposto à vista em março, que é também o mês de vencimento da primeira parcela.

O IPVA Rio Grande do Sul 2019 pode ser dividido em até seis vezes e as demais parcelas vencem nos meses de abril, maio, junho, julho e agosto.

Consulta e 2 Via IPVA RS

O boleto de pagamento da cota única com desconto de 20% e o da primeira parcela do IPVA Rio Grande do Sul 2019 será enviado pelos Correios para a residência do contribuinte. Quem tiver problemas no recebimento não está desobrigado de pagar. Neste caso, o contribuinte tem a opção de emitir a 2 Via do IPVA Rio Grande do Sul 2019 pela internet, no site da SEFAZ ou DETRAN, onde também será possível consultar valores e obter maiores informações sobre o imposto.

Segundo dados da Secretaria da Fazenda, estão dentro da obrigatoriedade do pagamento do IPVA os veículos com vida útil abaixo de dez anos, somando uma frota de mais de 115 mil em todo o Estado. Carros de órgãos públicos, acima de dez anos de vida útil e de propriedade de deficientes físicos estão isentos do pagamento do IPVA 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *